IR para investidores: contador, saiba como ampliar a carteira de serviços

Compartilhe
escrito por
Artur Delazare

Em um mundo cada vez mais digital e dinâmico, é essencial que os escritórios de contabilidade se adaptem aos novos cenários do mercado e aproveitem as oportunidades e desafios que se destacam. 

Uma das várias oportunidades de atuação para o contador é o mercado financeiro, que oferece amplas possibilidades para captar novos clientes, fidelizar a base atual e gerar receita.

Na live “Renda Variável: ampliando serviços com IRPF para investidores“, Daniel Constantino, CEO da Liontech, apresenta insights valiosos para os contadores que buscam expandir suas atuações.

O que é renda variável? 

Renda variável são investimentos cujos retornos não são fixos e podem flutuar. Exemplos incluem: 

  • Ações em que os investidores compram participações em empresas; 

  • Fundos de investimento, como ETFs; e

  • Criptomoedas, como Bitcoin. 

Ao contrário da renda fixa, a renda variável está sujeita a mudanças no mercado. Embora possa proporcionar retornos mais elevados, também acarreta maiores riscos.

Desse modo, é crucial que os investidores controlem seus investimentos e impostos para garantir a segurança de seus recursos, é nesse cenário que o profissional contábil se faz necessário. 

O mercado de investidores no Brasil

Daniel Constantino destaca um cenário vibrante no Brasil. Segundo ele, existem mais de 5 milhões de investidores na Bolsa de Valores e mais de 11 milhões em criptoativos. 

Esses números impressionantes representam um aumento significativo em comparação com os 300 mil investidores de alguns anos atrás. 

O interesse cresceu exponencialmente ao longo do tempo e muitos dos investidores estão buscando formas de ganhar dinheiro a longo prazo, não apenas para renda extra imediata. 

O que motivou esse boom? Desde 2014, os influenciadores têm educado o público em geral por meio das mídias sociais sobre o mercado financeiro, impulsionando o interesse das pessoas. 

Agora, por que isso é relevante para os contadores? Porque todos os investidores precisam de um profissional qualificado para lidar com as complexidades contábeis e tributárias de seus investimentos. 

Os desafios enfrentados por investidores na declaração do IRPF e no controle dos impostos

No universo dos investimentos, os investidores enfrentam uma série de desafios ao apurar os impostos e declará-los à Receita Federal. A complexidade dos investimentos nessa categoria exige uma compreensão detalhada das normas fiscais e a capacidade de acompanhar as flutuações do mercado.

Além disso, a necessidade de se manter atualizado em relação às alterações na legislação tributária ligadas aos investimentos é crucial. 

Nesse contexto, os contadores desempenham um papel importante ao auxiliar os investidores na elaboração de suas declarações, assegurando conformidade e tranquilidade financeira.

As oportunidades para o setor contábil

Quando se trata da Bolsa de Valores e da tributação de criptoativos, deparamo-nos com regras fiscais bastante específicas. No Brasil, sabemos que a simplicidade tributária não é uma característica marcante.

Para os profissionais contábeis, a busca por informações já é desafiadora, imagine para os investidores da bolsa que, muitas vezes, não possuem conhecimento técnico em contabilidade e tributação.

A complexidade tributária da Bolsa de Valores leva muitos investidores a desistirem do mercado financeiro. 

A necessidade de controles regulares, declarações anuais obrigatórias e as penalidades associadas ao descumprimento das obrigações são aspectos que intimidam muitos potenciais investidores em renda variável, pois não querem lidar ou não sabem lidar com essas regras fiscais. É neste momento que as oportunidades de negócios para contadores surgem.

Quais serviços o contador pode oferecer para o investidor em renda variável?

De acordo com Constantino, a princípio, o principal serviço para alcançar os investidores e fidelizá-los como clientes é se posicionar e oferecer elaboração e entrega do imposto de renda de pessoa física sobre os investimentos, além de fornecer outros serviços que complementam o trabalho deles.

 Veja alguns serviços que um contador pode oferecer para um investidor da bolsa: 

Declaração de IRPF sobre Investimentos 

Para quem investe em renda variável, como ações, fundos de investimento e criptoativos, é necessário realizar a declaração desses investimentos no Imposto de Renda. Sendo que essa declaração é um pouco mais complexa nesses casos, pois exige o preenchimento de informações específicas sobre os investimentos.

Por isso, é importante que os investidores procurem um profissional qualificado para ajudá-los na declaração do IRPF. Isso irá garantir que a declaração seja feita corretamente, evitando erros que podem levar a multas e sanções da Receita Federal e que colocam em risco todo o lucro do investidor. 

O preço do serviço de declaração de IRPF para investidores varia conforme a complexidade da declaração. Em geral, quanto mais investimentos o cliente tiver, mais complexa será a declaração e mais caro será o serviço.

Quem está investindo já sabe que essa declaração é mais complexa, portanto, a precificação do serviço pode ser feita com mais propriedade. 

Assessoria tributária mensal

O controle dos investimentos e dos impostos são feitos mensalmente, então, oferecer o serviço de assessoria tributária é uma ótima chance para fidelizar o investidor, já que um deslize fiscal pode comprometer todo o lucro do seu cliente. 

Além disso, o investidor terá a segurança de contar com um profissional especializado em assuntos tributários, poupando-o de se preocupar com essa parte complicada do processo. 

Consultoria Financeira 

Tratar dos impostos é somente uma parte do trabalho que um profissional contábil pode fazer para um investidor em renda variável. 

Prestar consultoria financeira pode ser um serviço valioso, já que o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade: interpretar demonstrações financeiras, efetuar um planejamento tributário, acompanhar o desempenho dos investimentos e aconselhar seu cliente são serviços de consultoria financeira que um contador pode prestar para quem investe na bolsa.

Como disse Warren Buffet: “Contabilidade é a linguagem dos negócios”.

Serviços vindos da confiança profissional 

Ao oferecer serviços de elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, assessoria mensal e/ou consultoria financeira, o contador, além de fornecer suporte, também estabelece uma base sólida de confiança profissional. 

Isso abre portas para muitas oportunidades. Esteja certo de que o investidor irá lembrar do contador quando precisar abrir um negócio ou quando um amigo solicitar indicações de profissionais contábeis. E nesse mercado, o valor dos honorários pode facilmente superar os dos demais segmentos. 

Para saber mais sobre o assunto, assista à live Renda Variável: como ampliar a carteira de serviços através de Imposto de Renda para investidores, feita pelo Daniel Constantino, CEO da LionTech.

Como se posicionar no mercado como um contador especializado em renda variável

A primeira coisa que um contador precisa fazer para se posicionar nesse mercado como um especialista é, sem dúvidas, se especializar em investimentos de renda variável: saber tudo sobre retorno de investimentos, tributação, projeção e interpretação dos dados financeiros.

Estudar sobre o segmento e estar sempre atualizado com as novidades do mundo dos investimentos é indispensável para que o público perceba isso.

No entanto, é preciso externalizar seus conhecimentos para alcançar os possíveis clientes investidores em renda variável. 

Confira 6 dicas que Daniel Constantino deu sobre como se posicionar no mercado como um contador especializado em renda variável: 

1- Divulgação para a base de clientes atual

O primeiro passo é divulgar para sua própria base de clientes. Comunicar claramente que seu escritório contábil presta esse serviço em renda variável pode atrair clientes potenciais que já confiam em seus serviços contábeis, pois é possível que você tenha esse perfil de cliente em sua própria base, facilitando a negociação e fechamento de contrato. 

2- Produção de conteúdo educativo

Produzir vídeos educativos sobre esse tema, especialmente no YouTube, mostra que você conhece de tributação na renda variável e cria uma conexão mais confiável com quem assiste. 

Compartilhar o que sabe chama a atenção e faz as pessoas te verem como um profissional de confiança.

3- Explorar redes sociais

Ainda sobre produção de conteúdo, explorar as redes sociais é essencial para atingir um público mais amplo. Reutilize o conteúdo que criar para uma rede social em outra, adaptando de acordo com as necessidades de cada uma.  

4- Parcerias com Assessorias de Investimento

Estabelecer parcerias com assessores de investimento é uma jogada estratégica. Muitas vezes, os corretores deixam questões tributárias de lado por não terem conhecimento ou capacidade para isso.

É aí que você entra. 

Ao oferecer seus serviços como um profissional especializado, você se torna uma peça valiosa para esses assessores, preenchendo uma lacuna importante no negócio deles. Isso fortalece sua presença no mercado e cria oportunidades de ampliar sua cartela de clientes.

5- Parcerias com especialistas em finanças e influenciadores

Colaborar com especialistas em finanças e influenciadores aumenta (e muito) sua visibilidade. 

Fazer acordos para promover seus serviços por meio de canais já consolidados é uma ótima estratégia para entrar nesse mercado, pois existe uma audiência estabelecida e educada quanto ao assunto. 

6- Especialização em criptoativos

Entender a tributação de criptoativos é importante, especialmente porque mais pessoas investem em criptomoedas do que na bolsa

Ao se posicionar como um especialista em criptoativos, você não apenas resolve questões fiscais complexas, mas também se destaca em um segmento escasso de profissionais especializados, construindo autoridade e liderança no setor em constante evolução. 

Construindo Confiança e Expandindo Serviços 

Ao oferecer serviços especializados na elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física para investidores em renda variável, você não apenas estabelece uma base sólida de confiança, mas também se posiciona como um parceiro estratégico fundamental na trajetória financeira do cliente.

Essa confiança resulta em oportunidades adicionais, como a busca do contador para a abertura de uma empresa.

A satisfação do cliente, fundamentada em experiências positivas, frequentemente se traduz em recomendações orgânicas, impulsionando o crescimento da sua base de clientes de forma consistente e sustentável.

Neste artigo, exploramos a importância de os escritórios de contabilidade se adaptarem ao cenário digital e dinâmico, destacando a relevância do mercado financeiro como uma fonte de oportunidades para conquistar e fidelizar clientes. 

A compreensão do potencial do serviço de elaboração do IRPF para investidores como impulsionador dos serviços contábeis abre portas para uma carteira de clientes mais ampla. 

Ao aplicar os aprendizados compartilhados por Daniel Constantino, os contadores podem se destacar no setor, oferecendo soluções abrangentes e fortalecendo sua presença no mercado.

Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais para se manter atualizado sobre as últimas informações do universo contábil. 

Aproveite para acompanhar também: Novo leiaute do Sped Fiscal 2024.

Para os contadores, o Imposto de Renda representa tanto oportunidades quanto desafios.
Neste artigo, vamos entender o que é DCTFWeb, quais são suas características, quem deve enviá-la e os prazos envolvidos.
Pequenos e médios contadores enfrentam o desafio de se diferenciar da concorrência e atrair novos clientes para seu escritório contábil, visando o crescimento do seu negócio.
As Normas Regulamentadoras (NRs) são regras e diretrizes que visam regulamentar e orientar as empresas e seus colaboradores sobre a segurança e a saúde do trabalho.
Neste artigo vamos discutir as implicações da Inteligência Artificial (IA) na contabilidade, destacando a relevância da hiperautomação para os contadores em relação à IA.
keevo-roxo

Fique por dentro

Não perca! Nosso próximo Evento !

Lorem ipsum dolor sit