Ir para o conteúdo
  • Home
  • Soluções Keevo
    Escritórios Contábeis

    Softwares projetados especialmente para escritórios contábeis de todos os portes.

    DP e RH

    Sistemas para empresas com Departamento Pessoal e Recursos Humanos internalizados.

    ERP

    Sistemas web para gestão de pequenas e médias empresas de todos os setores.

  • Categorias
    Escritórios Contábeis
    ERP para Empresas
    DP e RH para Empresas
Assinar Newsletter
Facebook-f Instagram Youtube
Confira conteúdos para:
  • Escritórios Contábeis
  • DP e RH

Blog

>

Blog Escritórios Contábeis

  • Contabilidade

Como fazer a gestão de contratos em seu escritório?

  • 18 de outubro de 2024
escrito por
Luan Athaydes

Uma boa gestão de contratos é importante para garantir o cumprimento das obrigações pelas partes envolvidas no processo, respeitando os prazos e evitando problemas tanto jurídicos quanto de comunicação.

Em escritórios contábeis, os contratos são a base para a prestação de serviços recorrentes, contar com uma gestão eficiente é ainda mais importante. Sem uma boa gestão e controle de operações, erros e falhas podem se tornar constantes, resultando em perda de clientes, inadimplência e até problemas com órgãos reguladores.

Neste artigo você vai aprender algumas estratégias para lidar com os desafios relacionados à gestão de contratos do seu escritório contábil, seja para proteger a sua organização de problemas jurídicos ou melhorar o relacionamento com seus clientes.

Quais os benefícios de uma gestão de contratos eficiente?

No dia a dia de um escritório contábil, a gestão de contratos impacta diretamente em seu funcionamento, já que grande parte da remuneração desses negócios é resultado das prestações de serviços, muitas vezes recorrentes.

A partir de uma gestão de contratos eficiente, você perceberá melhorias em aspectos diferentes do seu escritório, como:

Aumento da credibilidade e confiança

Um escritório que gerencia bem seus contratos, transmite mais confiança para os clientes, já que demonstra organização e compromisso com as entregas acordadas, fortalecendo as relações comerciais e fidelizando clientes​.

Aumento do valor percebido sobre os serviços prestados

Criar modelos padronizados de contratos facilita a compreensão tanto para o escritório quanto para os clientes, contribuindo para um entendimento claro das responsabilidades e dos serviços prestados​.

Prevenção de erros e penalidades

Com um controle eficaz, o escritório consegue monitorar os prazos e evitar descumprimentos de cláusulas que poderiam resultar em multas, problemas jurídicos, rescisão contratual ou até disputas relacionadas a interpretações ambíguas.

Confira como fazer uma boa gestão de risco: Gestão de risco: abordagens e melhores práticas para identificar e mitigar riscos contábeis.

Otimização do fluxo financeiro

A gestão de contratos colabora com um acompanhamento mais preciso das finanças, ajudando o escritório a prever receitas recorrentes e a evitar falhas que possam impactar diretamente na saúde financeira do negócio​.

Descubra o segredo para transformar sua comunicação contábil!

Tem dificuldade em atrair a atenção de potenciais clientes ao apresentar seus serviços contábeis? Um pitch eficaz pode ser a diferença entre um cliente em potencial e uma oportunidade perdida!

Aprenda a apresentar seu trabalho de maneira clara e impactante, utilizando técnicas que fazem a diferença.

Baixe o e-book e comece a criar pitches de sucesso agora!

Sintomas de uma má gestão de contratos

A falta de acompanhamento adequado dos contratos pode gerar problemas, como cobranças duplicadas, perda de prazos e descumprimento de cláusulas. Esses erros não só afetam a operação do escritório, como também podem levar a consequências mais graves, como ações judiciais e a perda de credibilidade no mercado.

Se o seu escritório enfrenta alguns dos desafios abaixo, talvez seja hora de implementar uma boa gestão de contratos.

  • Esquecimento de prazos críticos: escritórios que não acompanham adequadamente a vigência e os prazos dos contratos frequentemente enfrentam problemas com vencimentos não monitorados, o que pode levar à interrupção de serviços ou renovação automática de contratos indesejados.
  • Despesas financeiras com penalidades legais: a ausência de acompanhamento das obrigações ou o uso de contratos desatualizados pode caminhar para o descumprimento de cláusulas importantes, expondo o escritório a penalidades contratuais e, em alguns casos, ações judiciais.
  • Sobrecarga e baixa eficiência: escritórios que gastam muito tempo revisando contratos e monitorando prazos manualmente, reduzem a produtividade e aumentam as chances de erros.

Pontos a se considerar na implementação da gestão de contratos

Escritórios que utilizam sistemas manuais costumam não seguir uma rotina padronizada. Dessa forma, aumenta-se a propensão de enfrentar dificuldades para gerenciar a vigência e a renovação dos contratos, o que pode ocasionar a perda de receita e quebra de acordos importantes.

Com isso em mente, separamos algumas dicas para implementar uma gestão de contratos eficiente no seu EC:

  • Centralize a gestão: utilize um único local para armazenar e gerenciar todos os contratos, preferencialmente uma plataforma digital​ com diretórios internos no servidor da sua própria organização ou armazenamento digital em nuvem.
  • Acompanhamento de prazos e revisões: configure lembretes automáticos para revisões de contratos, vencimentos e renovações para melhorar o controle.
  • Padronize processos: crie modelos de contratos e de fluxos de trabalho para garantir que todos os documentos sigam as melhores práticas e estejam sempre em conformidade​.

Acompanhe métricas: monitore o desempenho dos contratos em relação a métricas financeiras – como receita recorrente e churn rate – para otimizar a gestão financeira.

alpha-escritorioscontabeis

Simplifique e automatize a gestão de honorários contábeis.

Tenha automação completa do ciclo de faturamento do seu escritório. 

Conheça o Alpha for Escritórios Contábil

Ferramentas que facilitam a implementação da gestão de contratos

As soluções tecnológicas para a gestão de contratos são a melhor alternativa, tendo em vista a falta de recursos, de tempo ou de pessoal. Principalmente quando se é necessário gerenciar um grande volume de documentos e clientes. 

Confira a seguir opções que podem facilitar a implementação de uma boa gestão de contratos:

  • Sistemas de gestão de contratos: essas plataformas ajudam a criar, revisar e aprovar contratos de maneira centralizada e automatizada. Dê preferência para softwares que ofereçam notificações de vencimentos e integrações com outros sistemas financeiros​.
  • Assinatura digital: para escritórios contábeis que possuem contratos de grandes valores e precisam de formalização adequada, é prudente optar por ferramentas que agilizam o processo de assinatura digital dos contratos, eliminando a necessidade de documentos físicos e garantindo validade jurídica com segurança​.
  • Solução hiperautomatizada: opção que entrega a maioria dos benefícios acima por meio de uma única solução integrada e com processos hiperautomatizados, ou seja, automatizados do início ao fim, com mínima intervenção humana.

 

Segurança para todas as partes envolvidas no contrato

Uma boa gestão de contratos é decisiva para o sucesso de todo escritório contábil. Quando realizada de forma eficiente, ela melhora a produtividade, evita erros que podem resultar em multas e disputas jurídicas, e ainda garante que o escritório esteja em conformidade com suas obrigações contratuais.

Ao centralizar esse gerenciamento, padronizar processos e implementar soluções tecnológicas com processos automatizados, os escritórios não apenas protegem suas operações, mas também oferecem um serviço mais seguro e confiável para os clientes.

Portanto, investir em uma gestão de contratos eficiente se apresenta como uma boa prática para o crescimento sustentável do negócio a longo prazo.

Confira também: otimizando os ciclos operacionais: estratégias para melhorar a eficiência e a rentabilidade do seu negócio

Compartilhe

Conteúdos relacionados

People Analytics: aprenda como usar os dados para entender melhor as pessoas, tomar decisões com mais segurança e melhorar o dia a dia da equipe.
  • Gestão de Pessoas

People Analytics: transformando dados em estratégias de Gestão de Pessoas

  • 27 junho 2025
ler post
Descubra o que é Open Banking, seus benefícios e como essa inovação pode transformar a gestão financeira da sua empresa com mais integração e controle.
  • Inovação e tecnologia

Open Banking: o que é e como pode beneficiar a sua empresa

  • 25 junho 2025
ler post
Transformação digital na contabilidade: descubra os principais mitos, verdades e como aplicar tecnologia de forma prática no seu escritório.
  • Inovação e tecnologia

Desvendando a transformação digital na contabilidade: veja o que é real

  • 23 junho 2025
ler post
keevo-roxo
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

Comercial:
(31) 3519 7500

Institucional
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • RTS
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • RTS
Clientes Keevo
Login
  • Universidade
  • Eventos
  • Universidade
  • Eventos
Para Escritórios Contábeis
  • Holos
  • NG Essence
  • Alpha
  • Holos
  • NG Essence
  • Alpha
Para Empresas
  • Soluções DP e RH
  • Soluções DP e RH
  • NG Folha
  • NG Folha
  • Soluções ERP
  • Soluções ERP
  • Alpha
  • FisCo
  • Alpha
  • FisCo
Keevo Software | CNPJ: 14.766.429/0001-07
Rua Rio de Janeiro, 1462 – Lourdes, Belo Horizonte – MG, 30160-042
  • Política e Privacidade
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}

Tudo o que você precisa, agora no Keevo Center!

Todas as funcionalidades essenciais em um ambiente mais moderno e seguro!

  • Solicitação de suporte
  • Emissão de boletos
  • Acesso aos seus produtos

Utilize o Keevo Center para todas essas ações e muito mais.

Acesse o Keevo Center

A área antiga permanecerá acessível apenas para acesso à loja.