O planejamento de marketing é uma ferramenta importante para se destacar no mercado. Por meio de estratégias bem definidas, é possível aumentar a visibilidade da marca e estabelecer uma comunicação eficaz com o público-alvo.
Um bom planejamento detecta possibilidades, desafios e colabora na formulação de táticas para alcançar determinado grupo de consumidores, além de auxiliar em um direcionamento de escolhas significativas que contribuem para uma distribuição eficaz de investimentos, otimizando, desta forma, os resultados pretendidos.
A elaboração de estratégias de marketing é relevante para empresas de contabilidade, uma vez que possibilita a criação de ações para oferecer serviços e ampliar a presença no mercado com o objetivo de atrair potenciais clientes e estabelecer uma reputação no segmento, na tomada de decisões e na construção de vínculos com os clientes.
Além disso, o planejamento é adaptável, permitindo ajustes conforme necessário para otimizar os resultados.
Investir em marketing digital, por exemplo, pode ser uma forma eficiente de alcançar um público mais amplo, contribuindo significativamente para o crescimento do escritório.
Neste artigo, veremos como explorar o planejamento de marketing para pequenos escritórios contábeis, as regulações do Conselho Federal de Contabilidade sobre marketing, além de apresentarmos dicas de como executar a divulgação de seu escritório e serviços de maneira eficiente.
Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!
O que é planejamento de marketing?
O planejamento de marketing é um método estratégico, que envolve análise do mercado, identificação de oportunidades e formulação de estratégias para atingir objetivos.
Para criar um planejamento eficaz, é importante estabelecer metas claras, compreender as necessidades dos consumidores e escolher os canais de comunicação apropriados.
Vale ressaltar que ele deve ser flexível para se ajustar às novas tendências, assegurando relevância e eficácia das estratégias de marketing ao longo do tempo.
Por que o marketing é importante para os Escritórios Contábeis?
O planejamento de marketing para pequenos escritórios contábeis apresenta-se como uma ferramenta para promover sua presença no mercado.
Por meio de estratégias de marketing bem elaboradas, é possível atrair a atenção do público-alvo e estimular o compartilhamento de conteúdo, por exemplo, ampliando a visibilidade da empresa e o alcance de potenciais clientes.
Para isso, estar presente em plataformas (redes sociais, blogs e fóruns de discussão) pode contribuir de forma efetiva para aumentar a exposição do negócio. Investir em estratégias de marketing não apenas impulsiona o crescimento do negócio, mas também fortalece e constrói relacionamentos duradouros com clientes.
Entretanto, é necessário ressaltar que antes de adotar quaisquer sugestões apresentadas, é importante considerar as diretrizes do Conselho Federal de Contabilidade sobre marketing.
Orientações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
As orientações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sobre marketing são um conjunto de diretrizes que visam regulamentar a prática de marketing pelos profissionais da contabilidade.
Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade, é essencial que os contadores mantenham a ética e a transparência em todas as suas comunicações, incluindo as realizadas em plataformas digitais.
A utilização de estratégias de marketing digital, por exemplo, a criação de blogs corporativos, uso de redes sociais e marketing de conteúdo deve ser feita alinhada às normas do CFC para garantir a integridade e a credibilidade da profissão.
Para aplicar as diretrizes das Normas Brasileira de Contabilidade na sua estratégia de marketing, é importante começar com um planejamento de marketing para escritórios contábeis que respeite os princípios éticos e as normas estabelecidas. A seguir, confira quais são elas:
- Foque em criar conteúdo de valor que seja técnico e científico, evitando a mercantilização dos serviços contábeis. Isso significa que as mensagens devem focar na divulgação dos serviços oferecidos, sem exageros ou sensacionalismo.
- Evite criar promoções, liquidações ou vantagens específicas em suas campanhas de marketing. O objetivo é informar, não competir de forma desleal com outros escritórios contábeis.
- A publicidade deve ser moderada e discreta. Ou seja, evite qualquer conteúdo que diminua outros colegas, organizações contábeis ou a classe como um todo.
- Não compartilhe informações sobre valores de serviços nem faça comparações negativas com outros profissionais ou empresas.
- Mantenha a publicidade moderada e discreta, sem promessas de resultados que não podem ser garantidos. É fundamental verificar a veracidade e a base técnica e científica de todos os conteúdos publicados, mantendo-se longe de fake news e informações não comprovadas.
- Lembre-se de que o marketing deve ser adaptado ao público-alvo da empresa, respeitando sempre o Código de Defesa do Consumidor e a Lei de Propriedade Industrial para evitar práticas de concorrência desleal e manter a integridade profissional.
Lembre-se de que o marketing é uma ferramenta poderosa para atrair e reter clientes, mas é essencial fazê-lo de acordo com as normas éticas e profissionais estabelecidas. Assim, mantenha-se atualizado sobre as orientações e adapte suas estratégias conforme necessário.
Dicas para aplicar o marketing em seu Escritório Contábil
Agora que falamos dos conceitos do planejamento de marketing, iremos abordar como desenvolver de forma prática um planejamento de marketing para pequenos escritórios contábeis.
Identifique seus objetivos
Comece identificando seus objetivos de marketing, eles podem ser para aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento da marca, atrair novos clientes e/ou reter os existentes.
Elabore um documento, pode ser em texto, apresentação ou tópicos e, depois, defina os objetivos do seu negócio e o que deseja alcançar, por exemplo: oferecer uma gama de serviços, estabelecer parcerias confiáveis e duradouras, prestando assessoria e consultoria para o crescimento do seu negócio.
Isto, claro, é só um exemplo, mas veja que os objetivos foram definidos e dão um norte para o tipo de estratégia que pode ser seguida.
Outra dica é promover conteúdos que respondam às necessidades do momento. Se a obrigação contábil discutida no momento é o Imposto de Renda, planeje suas postagens sobre esse assunto. Caso a obrigação com entrega mais próxima seja o SPED, realize postagens a respeito do tema. As chances para seu conteúdo ser encontrado pelos mecanismos de buscas é maior nesses casos!
Conheça seu público e valor dos seus serviços
Para um bom planejamento de marketing é importante conhecer seu público. Quem são eles? Quais são suas necessidades, desejos e comportamentos? Isso ajudará a adaptar sua estratégia para atender suas expectativas. Defina a sua proposta de valor: o que torna seu produto ou serviço único? Como ele resolve os problemas do seu público?
Por que é importante identificar seu público?
Saber identificar quem é seu público é um passo necessário para fazer um planejamento de marketing, pois essa ação auxilia em um melhor desenvolvimento de estratégia.
É importante destacar que o planejamento de marketing para pequenos escritórios contábeis deve ser elaborado com foco no público específico de cada empresa. Divulgue seus serviços de forma clara e direcionada para atender às necessidades dos seus clientes.
Canais de Marketing
Atualmente, existem inúmeros canais para se fazer marketing, por esse motivo é necessário identificar quais são os canais mais adequados para alcançar seu público.
Alguns exemplos incluem:
Mídias Sociais
As melhores mídias sociais para escritórios contábeis são aquelas que permitem uma comunicação eficaz e direta com o público-alvo, além de oferecerem ferramentas para análise de métricas e engajamento.
Apresentaremos algumas dicas práticas de como usá-las. Não é necessário usar todas elas e as sugestões devem ser adaptadas à sua realidade!
- YouTube: a produção de vídeos para o YouTube é uma forma eficaz de engajar o público e estabelecer uma presença digital. Webinars podem ser realizados pela plataforma e o chat é um recurso que pode ser utilizado para responder dúvidas em tempo real. Também é interessante trazer colaborações com outros profissionais, como convidar um especialista em direito trabalhista para participar e dar uma visão mais técnica sobre mudanças na CLT, por exemplo.
- Facebook: ele é frequentemente citado como uma boa opção devido à sua ampla base de usuários no Brasil, permitindo uma visibilidade significativa e a possibilidade de segmentação de anúncios.
- LinkedIn: é uma plataforma que facilita a conexão com outros negócios e profissionais, o que pode ser valioso para networking, aprimoramento de técnicas e reconhecimento na área de atuação. Seja autêntico em suas publicações, contando, por exemplo, sobre sua experiência profissional, criando, assim, uma comunicação próxima com seu nicho.
- Instagram: com seu foco em conteúdo visual, ele contribui para criar a imagem da sua marca e engajar o público de maneira mais criativa e pessoal. Atualmente, existem ferramentas como o Canva que servem como auxílio para criar um post eficiente e caso encontre alguma imagem ou post que queria publicar, é muito importante que os créditos sejam dados. Use também a plataforma para divulgar outros conteúdos, por exemplo.
- WhatsApp: embora não seja uma rede social tradicional, é amplamente utilizado no Brasil e pode ser uma ferramenta poderosa para comunicação e atendimento ao cliente em tempo real.
- Site: ter um site profissional que apresente claramente os serviços oferecidos, novidades e promoções pode melhorar de forma significativa a credibilidade e a percepção profissional do escritório.
Cada uma dessas plataformas tem características únicas e, ao serem utilizadas estrategicamente em seu planejamento de marketing, podem contribuir significativamente para o crescimento e a visibilidade de escritórios contábeis.
É importante considerar os objetivos específicos do escritório e o perfil do público-alvo ao escolher as plataformas mais adequadas para a estratégia de marketing digital.
Estabeleça seu cronograma, estratégia e orçamento de marketing
Estabeleça um cronograma para seu planejamento de marketing definindo os assuntos abordados e as datas em que serão postados e a quantidade necessária de material a ser produzido para cumprir a agenda, a possibilidade de ranquear nos sites de buscas aumenta quando há uma frequência na postagem de dias e horários.
Elabore uma estratégia voltada à compreensão de necessidades dos clientes e a adaptação dos serviços para atender essas demandas.
Quanto ao orçamento, é possível elaborar um planejamento a custo zero, usando apenas as ferramentas gratuitas das redes sociais.
Mas caso deseje criar um plano de marketing mais completo, estabeleça metas, destinação dos recursos e quanto espera de retorno – ter um orçamento definido vai ajudar a não ultrapassar suas metas – e cada ação deve ter seu custo estimado e prazo de duração.
Faça o acompanhamento das estratégias por meio de relatórios
Ao criar um perfil profissional nas principais redes sociais, YouTube, Instagram e LinkedIn, por exemplo, são disponibilizadas métricas e relatórios que ajudam na análise dos conteúdos criados.
Isso auxilia no monitoramento e na tomada de decisões para os próximos planejamentos de marketing. Direcionando futuras mudanças e adequações das estratégias.
Colocando as dicas em prática
Com essas dicas, é possível iniciar seu planejamento de marketing e aumentar o alcance da sua contabilidade e serviços prestados. Você pode iniciar por uma rede social, analisar o retorno e aumentar gradativamente sua estratégia.
O planejamento de marketing para pequenos escritórios contábeis é uma ferramenta para expansão do negócio no mercado, lembrando que são dicas e insights, a aplicação delas é totalmente opcional!
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