Ao longo do tempo, alterações contínuas nas relações trabalhistas vêm ocorrendo, e essas transformações causam impactos consideráveis para os escritórios contábeis.
Modificações na legislação, novas exigências regulatórias e avanços tecnológicos são alguns exemplos de mudanças que redefinem como as empresas vão gerenciar suas obrigações trabalhistas.
Desde a consolidação das leis trabalhistas na década de 1940, passando pela criação do FGTS em 1966, até a recente reforma trabalhista de 2017, as relações trabalhistas no Brasil têm passado por significativas transformações.
Nos últimos anos, além da reforma trabalhista de 2017, presenciamos a implementação do eSocial, a popularização do trabalho remoto e o surgimento de novas modalidades de contrato de trabalho, como o trabalho intermitente, o FGTS Digital, dentre outros.
Esses são alguns exemplos que mostram o ritmo das transformações nas relações trabalhistas e da necessidade de se manter atualizado. Mas como essas inovações influenciam seu dia a dia como profissional contábil? Continue a leitura para descobrir!
Como as mudanças trabalhistas afetam as tarefas contábeis?
Os escritórios contábeis são diretamente afetados pelas transformações nas relações trabalhistas devido à necessidade de adaptação às leis e às tecnologias decorrentes dessas mudanças.
Considerando as principais mudanças que ocorreram nos últimos anos, é possível identificar impactos nas tarefas e na rotina do contador. Veja alguns deles:
Digitalização de processos
A digitalização de processos contábeis refere-se à transformação de atividades contábeis tradicionais, baseadas em papel, para processos digitais utilizando tecnologias avançadas.
Isso inclui a adoção de softwares especializados para automatizar tarefas, como a gestão de folhas de pagamento, emissão de notas fiscais, controle de fluxo de caixa e arquivamento de documentos fiscais.
Um exemplo do impacto da digitalização de processos nas relações trabalhistas é a introdução do FGTS Digital, ele mudou a forma de recolhimento do fundo de garantia desde março de 2024. Essa mudança exigiu dos escritórios contábeis uma rápida adaptação à nova plataforma governamental, que passou a ser utilizada juntamente com outras já existentes, como os portais e-CAC e eSocial.
Leia também: FGTS Digital: desafios e mudanças com o novo sistema
Gestão financeira, fiscal e de pessoas
A gestão financeira e fiscal é outro ponto que merece atenção, pois as transformações nas relações trabalhistas podem alterar a estrutura de custos das empresas, além da necessidade de investir em treinamento para adequação às novas práticas de trabalho que pode representar impactos nos custos operacionais.
A gestão de pessoas também é impactada, pois algumas mudanças trabalhistas podem afetar o desempenho dos funcionários. A integração de novos sistemas e processos, por exemplo, pode demandar treinamentos contínuos para garantir que toda a equipe esteja capacitada para operar nos novos parâmetros legais e tecnológicos.
Além disso, a adoção de novas modalidades de trabalho exige um monitoramento constante para garantir que os funcionários estejam engajados e produtivos.
Trabalho remoto
A pandemia de COVID-19 popularizou a modalidade de trabalho remoto e, com maior adoção dessa modalidade de trabalho, surgiram novos benefícios que precisaram ser contabilizados. Esses benefícios incluem a ajuda de custo, os equipamentos, a infraestrutura e outros.
Desse modo, as tarefas de cálculo e processamento da folha de pagamento, por exemplo, precisaram se ajustar aos novos benefícios provenientes da crescente adoção do trabalho remoto.
Para a gestão dessa nova modalidade de trabalho, outras formas de controle de jornada tornaram-se necessárias. A fim de resolver a questão, algumas empresas implementaram várias maneiras de controle de ponto, como a opção de registro por dispositivos móveis ou por reconhecimento facial em aplicativos.
Nesse contexto, os profissionais contábeis precisam estar atentos ao cumprir as obrigações de forma que seus clientes mantenham a conformidade com as novas regras e as mudanças nas relações trabalhistas. Essa adaptação é contínua, com atualizações frequentes e podem impactar as projeções financeiras e a gestão de pessoas.
Com o avanço tecnológico e as mudanças econômicas globais, as relações trabalhistas continuarão a evoluir. Os profissionais contábeis que se mantiverem atualizados e adaptáveis estarão em uma posição estratégica para aproveitar as oportunidades que surgirão.
Assim, diante desse cenário de mudanças, como agir?
Atualização contínua
Compreender e adaptar-se às transformações nas relações trabalhistas é importante para que os profissionais contábeis prestem um serviço de qualidade e alinhado às necessidades do mercado.
A falta de atualização pode resultar em erros expressivos, como o pagamento indevido de impostos ou a não conformidade com as normas trabalhistas, acarretando multas e outros prejuízos.
Dessa maneira, manter-se atualizado é uma necessidade, mas também uma oportunidade de se destacar no mercado. Investir em capacitação contínua e permanecer atento às mudanças legislativas e tecnológicas é um diferencial competitivo.
As práticas contábeis passaram por diversas mudanças e as transformações nas relações trabalhistas é apenas uma delas. O mercado contábil é marcado por mudanças e os profissionais precisam estar preparados para os desafios e oportunidades do futuro.
Portanto, compreender essas mudanças se torna necessário e se adaptar coloca o profissional em uma posição estratégica para aproveitar as oportunidades e contribuir para o cenário contábil em constante transformação.
Quer saber mais sobre as mudanças na legislação em andamento? Confira o artigo: Reforma Tributária: o que é, mudanças propostas e seus impactos no Brasil
Para não perder nenhuma novidade e ficar sempre atualizado, nos siga nas redes sociais. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos exclusivos que ajudam a manter você informado e preparado para as mudanças do mercado!