Carolina Vianna
O controle financeiro é um ponto muito importante para um bom planejamento empresarial. Ao gerir um negócio, com tantas variáveis, gastos e investimentos, ter uma visão abrangente desse cenário deixa de ser algo apenas desejável e se torna necessário.
É essa visão que vai ajudar a empresa a caminhar com estratégia e alcançar suas metas e objetivos de crescimento, além de saber em qual etapa de desenvolvimento ela se encontra e o que é possível fazer a curto, médio e longo prazo.
Conheça mais sobre o tema e siga o passo a passo para criar um planejamento financeiro empresarial e organizar seu negócio!
O que é planejamento financeiro empresarial e por que ele é necessário?
O planejamento financeiro empresarial é a base para o crescimento sustentável de qualquer empresa. Ele está diretamente relacionado ao crescimento e amadurecimento de uma empresa no mercado.
Mesmo um negócio promissor pode acabar falhando por conta de uma gestão financeira ruim. Afinal, é ela quem permite projetar receitas, despesas, acompanhar e avaliar a saúde financeira de um negócio.
O controle financeiro eficiente proporciona às empresas uma série de benefícios, incluindo:
- Economia de recursos, através da identificação e eliminação de gastos desnecessários;
- Organização financeira, que evita surpresas desagradáveis;
- Consciência sobre os recursos necessários para investir, gastar e lucrar, visando o crescimento; e
- Tomada de decisões conscientes, baseadas em dados e projeções realistas.
Quais são os principais desafios financeiros enfrentados pelas empresas?
É importante considerar que a gestão financeira está sujeita a desafios de diferentes complexidades e que podem impactar a empresa de diferentes formas. Alguns deles são:
- Falta de previsibilidade no fluxo de caixa;
- Erros na precificação de produtos e serviços;
- Dificuldade no controle de custos e despesas;
- Gestão ineficiente de investimentos e crédito.
A boa notícia é que um controle financeiro empresarial estruturado faz com que esses desafios se tornem mais fáceis de serem solucionados, com acompanhamento, análise e decisões tomadas de forma cuidadosa.
Aproveite para ler também: 7 estratégias de como proteger o fluxo de caixa da sua empresa
Como criar um planejamento financeiro empresarial eficiente?
Uma estratégia muito prática e que ajuda a acompanhar o desenvolvimento da gestão financeira empresarial é ter um passo a passo para saber exatamente o que precisa ser feito em cada momento.
Isso proporciona clareza, organização e uma visão completa de planejamento financeiro empresarial considerando passado, presente e futuro da empresa.
Confira a seguir os 5 passos para montar um planejamento financeiro empresarial eficiente para seu negócio:
Passo 1: Defina metas e objetivos financeiros
Para ter metas e objetivos claros e mensuráveis, é necessário se questionar o que a empresa deseja alcançar a curto, médio e longo prazo. Priorize o que é viável e estratégico, além de considerar os impactos que cada meta terá no seu negócio.
É muito importante haver alinhamento financeiro com a estratégia empresarial, para garantir que as ações considerem as metas e objetivos de crescimento. Isso permite alcançar maior eficiência, clareza e impacto nos negócios.
Passo 2: Faça um diagnóstico da situação financeira atual
Acompanhe regularmente as finanças da empresa, principalmente para evitar surpresas desagradáveis. Dessa forma você conseguirá se antecipar e corrigir os problemas mais rapidamente.
Tenha uma rotina contínua para analisar o fluxo de caixa, nível de endividamento e os indicadores de lucratividade. E para facilitar a análise e a comunicação com os envolvidos, traduza os dados em gráficos e relatórios.
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar no monitoramento da saúde financeira da empresa, como softwares e plataformas de gestão financeira.
Passo 3: Crie um orçamento empresarial detalhado
Para garantir que o orçamento esteja adequado com a realidade da operação, você precisará ter metas realistas e clareza na gestão financeira.
Para isso, considere o cenário do mercado atual; analise a concorrência; estude as tendências; e use o método SMART para estabelecer indicadores de metas que sejam específicos para a sua empresa.
Além do cuidado com as metas, também é importante ter alinhamento financeiro com as estratégias empresariais, pois assim a empresa garante que os seus recursos serão usados de acordo com seus objetivos de crescimento, rentabilidade e sustentabilidade.
Passo 4: Mantenha um fundo de reserva para imprevistos
O planejamento financeiro empresarial e os planos de ação acontecem para que os gestores possam ter um norte e para se resguardarem. Entretanto, imprevistos acontecem, e é necessário estar preparado.
Com isso em mente, em seu controle financeiro empresarial, considere manter um fundo de reserva para imprevistos.
Outro ponto a ser considerado é ter estratégias para manter o capital de giro positivo, com monitoramento regular do fluxo de caixa, negociação de melhores prazos com fornecedores, realizar análises financeiras regulares e investir em tecnologia de gestão financeira.
Dica Bônus! |
Para saber qual é o valor adequado para uma reserva financeira, calcule o valor das despesas mensais e multiplique esse valor por três a seis meses. |
Por exemplo: sua despesa mensal é R$ 1.000. Ao multiplicar por 3 meses, a conta seria 1.000 x 3 = 3.000. Caso o cálculo seja de 6 meses, a conta seria 1.000 x 6 = 6.000 para a reserva financeira. |
Em seguida, estabeleça uma meta mensal para formar a reserva. É um processo que exige planejamento e disciplina. Para garantir que o valor da reserva não seja usado de forma indevida, separe em uma conta específica para ele. Revise periodicamente o valor da reserva e só o utilize quando for realmente necessário. |
Passo 5: Utilize indicadores financeiros para monitoramento
Esses indicadores são cálculos baseados em métricas financeiras usados para análise de performance e comparação ao longo do tempo, com objetivo de avaliar o desempenho financeiro da empresa.
Alguns indicadores essenciais para ficar de olho em todo negócio, são:
- Margem de lucro;
- ROI (Retorno sobre o Investimento);
- Liquidez corrente.
Para tomar as melhores decisões para a empresa, é importante saber como interpretar os dados e indicadores financeiros, por exemplo: se a margem de lucro estiver abaixo do esperado, pode ser necessário rever custos ou precificação, ou se o ROI estiver baixo, talvez o retorno sobre campanhas ou investimentos não esteja justificando os gastos.
Sempre conecte os indicadores às metas do negócio, faça avaliações de longo prazo, tome decisões com base nos indicadores e realize revisões periodicamente.
O planejamento financeiro empresarial não é apenas um diferencial — é o que separa negócios sustentáveis de iniciativas que falham no meio do caminho.
Agora que você conhece as etapas para estruturar um planejamento eficiente, aprofunde seu conhecimento com nosso artigo sobre gestão de fluxo de caixa e continue organizando a sua empresa para crescer com segurança.
Com a Keevo, você simplifica operações e transforma a gestão da sua organização. Nossas soluções são pensadas para empresas de todos os tamanhos e setores, ajudando a reduzir burocracias e ganhar eficiência no dia a dia.
Acesse o blog da Keevo e explore mais conteúdos como este e não deixe de seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro de novidades, dicas e tendências para impulsionar seus resultados.