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  • Conformidade Fiscal

Documentos fiscais: tipos e importância

  • 20 de agosto de 2025
Garanta conformidade com o Fisco e uma melhor gestão empresarial dominando o assunto documentos fiscais.
escrito por

Carolina Vianna

Documentos fiscais são muito relevantes para que uma empresa atue dentro dos termos que os órgãos responsáveis exigem. 

Quando ela não está em conformidade fiscal, está fadada a sofrer não só em questões legais, mas também com clientes, fornecedores e parceiros. 

Neste artigo, você vai entender melhor sobre documentos fiscais, seus diferentes tipos e a sua importância. Continue a leitura!

O que são documentos fiscais e por que são relevantes para a sua empresa?

Documentos fiscais são registros de uma transação comercial que servem como comprovação de operação para a Receita Federal, Secretaria de Finanças por município e Secretarias da Fazenda Estadual onde a empresa está sediada. 

Ao cumprir com as regras, políticas e regulamentações fiscais estabelecidas pelas entidades responsáveis, a empresa garante a conformidade fiscal ou, em outras palavras, compliance fiscal, reduzindo riscos de multas e penalidades, fortalecendo a sua reputação e estando mais preparada para autuações.

Para se certificar de que você está com os documentos fiscais corretos, é importante entender quais tem validade fiscal e a diferença entre eles.

Situação

Documento

Descrição resumida

✅ Tem validade fiscal

Arquivo XML

Documento digital autorizado pela SEFAZ, assinado digitalmente e transmitido eletronicamente. Formato oficial para obrigações fiscais e contábeis.

❌ Não tem validade fiscal

DANFE (Documento Auxiliar da NF-e)

Representação gráfica simplificada da NF-e, usada para acompanhar mercadoria ou facilitar consulta. É apenas um “espelho” da nota e não substitui o XML.

Tipos de documentos fiscais: quais sua empresa precisa emitir e armazenar?

As transações comerciais realizadas pelas empresas possuem diversos registros diferentes para serem validados na Receita Federal. A seguir, conheça os principais documentos fiscais:

Documentos de Circulação de Mercadorias

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): documento fiscal digital exclusivo para operações com mercadorias ou serviços tributados por ICMS/IPI, com validade jurídica garantida por assinatura digital emitida e autorização da SEFAZ antes do fato gerador.
  • Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC‑e): documento fiscal digital que substitui o cupom fiscal (ECF) nas vendas ao consumidor final, com autorização por SEFAZ estadual. Deve ser emitido por varejistas em operações presenciais ou delivery ao consumidor final.

Documentos de Serviços

  • Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS‑e): documento digital emitido por prestadores de serviços, destinado ao registro de operações sujeitas ao ISS. Varia por município, a automatização depende de autorização local e é gerado em ambiente nacional pela Receita Federal.

Documentos de Serviços de Transporte

  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT‑e): substitui o CT convencional em transporte de cargas interestaduais/intermunicipais, com validade jurídica após autorização no ambiente SEFAZ.  Deve ser emitido por transportadoras e responsáveis pelo transporte de mercadorias. Emissão obrigatória sempre que houver cobrança pelo serviço.
  • Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF‑e): documento que consolida múltiplas NF‑e ou CT‑e em uma única viagem, exigido no transporte interestadual/intermunicipal. É emitido por empresas que realizam transporte próprio com veículo próprio ou arrendado, em nome do emitente das NF-e transportadas, inclusive quando não há cobrança de frete.

💡 Diferenciação importante: enquanto o CT-e documenta o serviço de transporte prestado, o MDF-e é o registro da operação logística da carga em trânsito. Ele pode compilar vários CT-e (de terceiros) ou diversas NF-e (em transporte próprio).

Por quantos anos devemos guardar documentos fiscais?

Para os contribuintes, os arquivos XML (tanto emitidos quanto recebidos) devem ser guardados por no mínimo 5 anos, com a possibilidade do prazo ser ampliado em casos relacionados a litígio judicial relacionado a crédito tributário.

Já para a administração fazendária (Fisco), é necessário guardar os XML por 11 anos (132 meses), conforme a Constituição do Ajuste SINIEF nº 2/2025.

Os estados podem definir os meios tecnológicos para a guarda, desde que respeitado o tempo mínimo.

Um detalhe relevante é que o prazo de 5 anos para a constituição do crédito tributário permanece em vigor, independentemente da nova regra.

Para se certificar, verifique os portais oficiais de cada documento!

Com o tempo prolongado que se deve guardar os documentos, é fundamental manter um arquivo organizado para não ter problemas com o Fisco. 

Para ter um armazenamento seguro, é indicado investir em um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) que irá armazenar e organizar os seus documentos fiscais. Isso pode ser feito em nuvem ou com softwares de gestão contábil, para garantir segurança e praticidade.

A importância da digitalização e do armazenamento seguro deve-se aos seguintes fatores: evita multas e penalidades; facilita o cumprimento das obrigações fiscais; simplifica auditorias; e facilita o planejamento financeiro. 

Quais são os riscos de não manter os documentos fiscais em conformidade?

Deixar os documentos fiscais desorganizados e sem conformidade podem levar a erros que farão com que a empresa sofra com multas e penalidades, podendo variar de acordo com o grau de risco, quantidade de funcionários, reincidência e descumprimento de prazos.

Além disso, as empresas também podem sofrer impactos em momentos de  negociação. Isso porque a reputação fica prejudicada no mercado, além de desestabilizar a confiança dos clientes, parceiros e investidores. 

Por fim, falta de controle documental também causa problemas operacionais, pois a empresa precisa lidar com maiores custos em relação a despesas legais ou administrativas, cuidar de retrabalhos, pode ser obrigada a paralisar as atividades, e, possivelmente, até encerrar as suas atividades. 

Emitir um documento fiscal incorreto pode gerar multas, autuações e problemas legais para a sua empresa. Para evitar esses riscos, é fundamental manter seus registros organizados e dentro das conformidades fiscais. 

Um sistema de gestão integrado ajuda a automatizar processos, reduzir erros e garantir que todos os documentos sejam emitidos corretamente, mantendo sua empresa segura e em dia com o Fisco. 

E agora que você conhece os principais tipos de documentos fiscais e sua importância, aproveite para ler também: “Relatórios contábeis: o que são e qual a sua importância para a empresa?”.

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