Ir para o conteúdo
  • Home
  • Soluções Keevo
    Escritórios Contábeis

    Softwares projetados especialmente para escritórios contábeis de todos os portes.

    DP e RH

    Sistemas para empresas com Departamento Pessoal e Recursos Humanos internalizados.

    ERP

    Sistemas web para gestão de pequenas e médias empresas de todos os setores.

  • Categorias
    Escritórios Contábeis
    ERP para Empresas
    DP e RH para Empresas
Assinar Newsletter
Facebook-f Instagram Youtube
Confira conteúdos para:
  • Escritórios Contábeis
  • DP e RH
  • ERP

Blog

>

Blog Escritórios Contábeis

  • Tecnologia e Inovação

O que é inovação?

  • 18 de março de 2024
escrito por
Thiago Feitosa

Inovar é, muitas vezes, confundido com algo inalcançável ou impossível. Na realidade, a inovação está mais acessível do que se imagina, podendo ser incorporada em diversas áreas de atuação e porte empresarial.

A capacidade de implementar mudanças inovadoras reflete-se nas práticas de negócios, em um produto ou serviço, na criação de ambientes de trabalho mais dinâmicos e na construção de relações mais sólidas entre as empresas e seu público-alvo.

Entretanto, para se ter ideias inovadoras é necessário acompanhar o mercado de forma constante, assim as novidades serão condizentes com o que o público atual precisa. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para entender os conceitos de inovação!

A evolução da inovação nos últimos vinte e cinco anos

A inovação tem sido impulsionadora para a criação de indústrias e economias em todo o mundo há muito tempo. Os avanços tecnológicos e as mudanças na dinâmica do mercado contribuíram muito para a inovação, principalmente nos últimos 25 anos.

O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos e as transformações na dinâmica do mercado têm sido catalisadores significativos para a inovação neste período.

A exemplo disso, está o uso das plataformas de mídias sociais: pensando no cenário atual, elas podem ser consideradas nossas principais fontes de interações, além de uma revolução nos métodos de marketing.

O ambiente empresarial não está fora dessa evolução. Muitas empresas redefiniram os modelos de negócios se concentrando em avanços disruptivos para seus ambientes.

Por exemplo, a evolução dos smartphones modificou a forma como as pessoas se comunicam e acessam os diversos recursos digitais, assim como o crescimento do comércio eletrônico, como a Amazon, que alterou o cenário de compras, entregas e estratégias de venda.

Esses exemplos demonstram como a inovação não é apenas uma tendência momentânea, mas uma estratégia essencial para a evolução e sobrevivência das organizações diante das demandas do mundo contemporâneo.

Como definir inovação?

Na busca pela compreensão da inovação, surge a pergunta: o que realmente significa inovar? 

O renomado Manual de Oslo, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é referência global ao padronizar e organizar conceitos, metodologias e indicadores relacionados à inovação. Segundo o manual, inovação é a implementação de algo que ainda não foi feito e que traz impactos positivos.

Vale salientar que você inova no seu negócio quando implementa algo novo na realidade da sua empresa e não necessariamente novo para o mundo inteiro. Isso faz com que as possibilidades sejam mais amplas, visto que assim é possível inserir inovações a partir de estudos e pesquisas de outros negócios. 

O Manual de Oslo divide a inovação em 4 tipos: processos, produtos, organização e marketing. Vamos entender as diferenças entre eles?

Quais são os tipos de inovações?

Existem quatro tipos de inovação segundo o Manual. Entenda como cada uma delas funciona para ficar alinhado e aplicar em sua realidade!

Inovações de processos

São otimizações feitas a partir do uso de novas técnicas, processos ou sistemas tecnológicos, garantindo dinamismo, desempenho, otimização de tempo e produtividade.

A exemplo, inteligências artificiais (IA) criadas para interação automatizada e instantânea podem ser uma ferramenta inovadora. 

Processos que exigem grande quantidade de detalhes podem ser feitos a partir de diversas IAs disponíveis, assim, etapas que costumavam demandar horas podem ser resolvidas em pouco tempo.

Porém, é importante se atentar que a Inteligência Artificial é um recurso, e não um substituto operacional.

Inovações de produtos

 A inovação de produtos envolve a criação e a introdução de novos produtos ou a melhora significativa dos que já existem no mercado.

Um exemplo notável de inovação de produtos pode ser observado com o lançamento do iPhone pela Apple, em 2007.

O iPhone revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e se divertem, combinando telefone, reprodutor de música, navegador da web e muitos outros recursos em um único dispositivo.

Esse exemplo mostra como a inovação dos produtos pode criar novos mercados e transformar completamente as indústrias existentes.

Portanto, o investimento em estratégias de inovação de produtos funciona para atender continuamente às crescentes demandas e expectativas dos consumidores.

Inovação organizacional

Refere-se à implantação de novos métodos organizacionais que refletem na experiência de funcionários, mudanças no ambiente de trabalho e na cultura empresarial.

Um exemplo de inovação organizacional são os bancos digitais, que eliminaram a burocracia e reduziram os custos, pois não possuem agências físicas. 

Com programas de desenvolvimento de carreira, qualidade do ambiente de trabalho e bem-estar de seus colaboradores, simplificaram processos e trouxeram facilidade para os clientes. 

Inovação de marketing

Abrange a reinvenção de métodos estabelecidos, seja por meio de mudanças na concepção do produto, na embalagem, no formato, no posicionamento, na promoção, no envolvimento do público-alvo ou na estratégia de preços. 

Um exemplo claro dessa abordagem é a estratégia da Airbnb de transformar espaços comuns e criar experiências diferenciadas para o usuário.

Ao criar uma plataforma que facilita o aluguel de casas em qualquer parte do mundo e proporciona experiências autênticas, a empresa redefiniu completamente a maneira como as pessoas viajam e se hospedam. 

Isso demonstra que a inovação em marketing vai além das fronteiras convencionais, tornando-se um fator essencial para conquistar novos clientes e aproveitar as oportunidades que a tecnologia pode nos proporcionar.

Importância de conhecer os tipos de inovação 

Os quatro tipos de inovações são um norte para o empreendedor alcançar melhor desempenho no mercado atual. Implementar essas melhorias pode ser desafiador e entender os tipos de inovação é o primeiro passo para a mudança que o ajudará a identificar e resolver gargalos que estão atrasando a evolução do seu negócio.

Com a tecnologia em constante evolução, inovar é essencial para se manter competitivo no mercado atual. 

Além disso, também é preciso considerar as expectativas dos clientes que mudam constantemente, assim como as demandas do mercado.

Um dos maiores desafios para inovar reside na capacidade de aceitar o novo e superar as resistências em direção a uma realidade diferente. 

Por isso, um empreendedor que está sempre em busca de novas ideias, explora diferentes abordagens, sabe os objetivos do seu negócio e encara os desafios do dia a dia se destaca dos seus concorrentes.

alpha-escritorioscontabeis

Simplifique e automatize a gestão de honorários contábeis.

Tenha automação completa do ciclo de faturamento do seu escritório. 

Conheça o Alpha for Escritórios Contábil

Achou o conteúdo interessante? Leia também o post sobre Educação Continuada e acompanhe nosso blog para ficar por dentro de diversos assuntos! 

Visite também nossas redes sociais!

Compartilhe

Conteúdos relacionados

Aprenda a comunicar e vender novos serviços co
  • Empreendedorismo

Como comunicar e vender novos serviços para seus clientes de forma estratégica

  • 30 junho 2025
ler post
Transformação digital na contabilidade: descubra os principais mitos, verdades e como aplicar tecnologia de forma prática no seu escritório.
  • Inovação e tecnologia

Desvendando a transformação digital na contabilidade: veja o que é real

  • 23 junho 2025
ler post
  • Tecnologia e Inovação

Passo a passo para iniciar a digitalização no escritório contábil

  • 16 junho 2025
ler post
keevo-roxo
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube

Comercial:
(31) 3519 7500

Institucional
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • RTS
  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • RTS
Clientes Keevo
Login
  • Universidade
  • Eventos
  • Universidade
  • Eventos
Para Escritórios Contábeis
  • Holos
  • NG Essence
  • Alpha
  • Holos
  • NG Essence
  • Alpha
Para Empresas
  • Soluções DP e RH
  • Soluções DP e RH
  • NG Folha
  • NG Folha
  • Soluções ERP
  • Soluções ERP
  • Alpha
  • FisCo
  • Alpha
  • FisCo
Keevo Software | CNPJ: 14.766.429/0001-07
Rua Rio de Janeiro, 1462 – Lourdes, Belo Horizonte – MG, 30160-042
  • Política e Privacidade
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}

Tudo o que você precisa, agora no Keevo Center!

Todas as funcionalidades essenciais em um ambiente mais moderno e seguro!

  • Solicitação de suporte
  • Emissão de boletos
  • Acesso aos seus produtos

Utilize o Keevo Center para todas essas ações e muito mais.

Acesse o Keevo Center

A área antiga permanecerá acessível apenas para acesso à loja.