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  • Conformidade Fiscal

Certificado digital para empresas: como funciona e por que ele é tão importante

  • 17 de setembro de 2025
escrito por

Carolina Vianna

Se você é um empresário que atua ou acompanha de perto o setor contábil e fiscal da empresa, já deve ter ouvido falar no certificado digital. Apesar de sua obrigatoriedade em diversos processos, muitos ainda têm dúvidas sobre o que ele realmente é, como funciona e por que é importante no dia a dia. 

O certificado digital para empresas é a identidade eletrônica que garante segurança, autenticidade e validade jurídica em documentos e transações digitais. 

Neste artigo, vamos explicar seu papel, mostrar os tipos mais comuns (A1 e A3), como obtê-lo e renovar, além de destacar como um ERP integrado pode facilitar sua gestão.

O que é um certificado digital e para que serve nas empresas?

O certificado digital para empresas é um arquivo eletrônico que funciona como a “assinatura digital” da pessoa jurídica no meio eletrônico. Ele é emitido dentro da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) e garante validade jurídica a transações e documentos assinados digitalmente.

Na prática, ele é usado para:

  • Emitir e assinar notas fiscais eletrônicas (NF-e, NFS-e, NFC-e).
  • Transmitir obrigações acessórias como SPED, DCTF, ECF e eSocial.
  • Acessar sistemas governamentais como o e-CAC da Receita Federal ou a Conectividade Social da Caixa.

Ou seja, o certificado digital é o elo que conecta a empresa ao governo, além de assegurar que todas as informações enviadas são legítimas e protegidas.

Tipos de certificado digital disponíveis para empresas

Há alguns tipos de certificados digitais para empresas, como o certificado tipo A, que é o certificado de assinatura digital, sendo dividido em A1, A3 e A4; o tipo S, que é o certificado de sigilo e confidencialidade, dividido em S1, S3 e S4; e o tipo T, que é o certificado de tempo T3. 

Os certificados que são considerados como os principais por serem exigidos em obrigações fiscais e contábeis, além de serem os mais comercializados e utilizados por empresas de diferentes portes são:

 

Certificado A1

Certificado A3

Formato

É um arquivo digital gerado e armazenado no computador ou dispositivo móvel do usuário.

Armazenado em mídia física, como token USB, cartão com chip ou diretamente na nuvem. 

Validade

Média de 12 meses.

Pode variar entre 1 a 5 anos, dependendo da modalidade e da AC emissora.

Uso

Pode ser copiado para backup e usado em múltiplos dispositivos.

Seu uso só é viável em um dispositivo simultâneo. 

Qual escolher para um negócio?

Isso vai depender da realidade da empresa. 

Enquanto o A1 é indicado para quem busca praticidade, agilidade, facilidade de backup e uso em diferentes dispositivos, o A3 oferece maior segurança física e validade mais longa, sendo ideal para quem prioriza proteção de chave privada, mesmo que dependa de mídia física ou acesso autorizado a cada uso.

Casos em que há a obrigatoriedade do certificado digital nas empresas

A obrigatoriedade do certificado digital para empresas está prevista na legislação fiscal brasileira. Toda e qualquer empresa que emita notas fiscais eletrônicas, como NF-e ou NFC-e, precisa do certificado digital — inclusive o MEI, se for emitir nota de produto para uma pessoa jurídica.

Não contar com esse recurso pode gerar problemas: desde a impossibilidade de emitir notas fiscais até multas elevadas por falta de entrega de obrigações legais. Em outras palavras, o certificado não é apenas uma formalidade, é um requisito para manter a empresa em conformidade.

Atenção para quem emite NFS-e! Há duas possibilidades: caso você faça o processo pelo site da prefeitura do seu município, o certificado digital não é obrigatório. Entretanto, caso utilize softwares para esse procedimento, o certificado é, sim, necessário. 

Como obter um certificado digital para a empresa

O processo para obter um certificado digital para empresas pode ser considerado relativamente simples, mas é necessário ter atenção e cuidado. Siga o passo a passo a seguir para entender como funciona a emissão:

1. Escolha o tipo de certificado (A1 ou A3)

Tenha em mente e de forma bastante clara o que você está buscando para a empresa, quais benefícios e usabilidades são necessários no momento. 

2. Selecione uma Autoridade Certificadora (AC)

É necessário que ela seja credenciada pela ICP-Brasil, como a Serpro, Certisign, Soluti, Valid, Digitalsign, entre outros. 

3. Solicite o certificado no site da AC escolhida

Em seguida, agende a validação de identidade. Ela pode ser feita presencialmente, com biometria, foto e documentos, ou remotamente, por videoconferência. 

4. Receba o certificado digital

Após validação de identidade, o A1 é enviado por download; e o A3 é entregue via mídia física (podendo ser token ou cartão) ou com acesso em nuvem.

5. Instale o certificado digital

Basta seguir as instruções da Autoridade Certificadora (AC) de acordo com o tipo de certificado escolhido, seja em formato de software, token ou arquivo digital.

6. Teste o funcionamento

Para garantir que o certificado digital está funcionando devidamente, teste acessar o e-CAC ou emita uma NF-e, por exemplo. 

Dicas e cuidados ao escolher o certificado digital para empresas:

  • Verifique se a AC é reconhecida pela ICP-Brasil (credenciada pelo ITI).
  • Cheque a compatibilidade do certificado com seus sistemas (emissor de NF-e, eSocial, contabilidade).
  • Se optar pelo A3 em nuvem, certifique-se da segurança do acesso e que terá suporte em caso de perda de acesso ou do dispositivo.

A importância do certificado digital para empresas 

O certificado digital para empresas é muito mais que uma formalidade burocrática: ele é a identidade eletrônica que assegura legalidade, segurança e eficiência nas operações do dia a dia.

Seja para assinar documentos eletrônicos, transmitir informações fiscais ou acessar serviços governamentais, o certificado digital garante confiabilidade e simplifica processos. 

A escolha entre A1 e A3 dependerá da rotina da empresa, mas em ambos os casos o resultado é o mesmo: mais agilidade, conformidade legal e proteção contra fraudes.

O próximo passo para qualquer empresa é avaliar suas necessidades, escolher uma certificadora de confiança e implantar o certificado digital o quanto antes. Assim, além de atender às exigências legais, a organização estará preparada para atuar de forma moderna e segura em um ambiente cada vez mais digital.

Gostou do conteúdo? Leia sobre “Como emitir Notas Fiscais: passo a passo” para aprender sobre a conformidade fiscal da empresa, com foco na correta emissão das notas fiscais.

Com as soluções Keevo, a sua organização está pronta para o futuro.

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