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Fechamento da folha de pagamento: checklist para profissionais de DP

  • 8 de agosto de 2025
escrito por

Iuli Fialho

A rotina do Departamento Pessoal é repleta de tarefas que acontecem simultaneamente. Enquanto chega documentação de admissão de um lado, do outro chegam rescisões para calcular, benefícios para ajustar, pontos para conferir e tributos para apurar.

E no meio disso tudo, ainda tem o fechamento da folha de pagamento. Uma etapa que, assim como todas as outras, exige atenção máxima aos detalhes. 

Além de assegurar que os pagamentos sejam realizados corretamente, essa fase exige o cumprimento de obrigações legais que, se negligenciadas, podem acarretar multas e até processos trabalhistas.

Por isso, é importante ter processos bem definidos, revisar todos os lançamentos com atenção e garantir que os prazos sejam respeitados.

Para te ajudar neste desafio, preparamos um checklist prático que pode auxiliar você a estruturar as etapas do fechamento da folha de pagamento e organizar melhor este processo. 

Com ele, sua rotina pode ficar mais organizada e as dores de cabeça que o fechamento da folha de pagamento costuma trazer, reduzidas.

Quer saber como? Então, continue a leitura!

O que é o fechamento da folha de pagamento e por que ele exige tanta atenção?

O fechamento da folha é o processo final de apuração de tudo que envolve o salário dos colaboradores dentro de um determinado período (geralmente o mês). 

É quando o DP/RH junta todas as informações e calcula quanto cada pessoa deve receber, considerando todos os proventos e descontos.

Entre as principais verbas e informações que compõem a folha de pagamento estão:

  • salários;
  • adicionais (noturno, insalubridade e periculosidade);
  • benefícios concedidos e gratificações;
  • faltas, atrasos e descontos aplicados;
  • dados da folha de ponto e horas trabalhadas (como base para cálculo das verbas);
  • incidência de impostos e encargos sociais.

As informações de pagamento de cada funcionário podem variar, por isso, prestar atenção em cada detalhe ajuda a evitar erros nos cálculos e problemas como ações trabalhistas, multas ou atrasos.

Além de ser uma etapa indispensável para manter a regularidade dos pagamentos, o fechamento da folha é uma obrigação acessória prevista no artigo 225, inciso I e § 9º, e no artigo 273 do RPS – Decreto nº 3.048/99. 

Por isso, todos esses dados precisam ser enviados ao eSocial, especialmente os eventos periódicos relacionados à folha, até o dia 15 do mês subsequente ao período de apuração.

Quer saber mais?

No nosso artigo “eSocial: principais obrigações e como atender todas as exigências no DP e RH” você confere as principais obrigações do eSocial e caminhos para garantir a conformidade no DP e RH.

Principais desafios enfrentados pelo DP no fechamento da folha

O fechamento da folha de pagamento costuma ser um momento intenso, com prazos apertados e muitas etapas acontecendo ao mesmo tempo. Essa rotina exige cuidado redobrado na conferência e no processamento das informações.

Entre os pontos que merecem atenção nessa fase estão:

  • cálculos incorretos;
  • descumprimento de prazos;
  • inconformidade legal;
  • dados duplicados, incompletos ou preenchidos incorretamente.

Diante de tantos detalhes, contar com um passo a passo é importante para organizar este processo. 

Por isso, para facilitar o fechamento da folha da sua empresa, confira a seguir o checklist que preparamos para tornar essa tarefa mais organizada. 

Checklist passo a passo para um fechamento da folha sem erros

Esse checklist ajuda você a conferir cada etapa, reduzindo retrabalho no período de fechamento da folha.

Vamos começar?

1 – Atualizar e validar todos os lançamentos do período

Antes de fechar a folha de pagamento, vale a pena revisar com atenção todas as verbas e descontos que compõem a remuneração. Para isso, considere:

  • Salário contratual: vale conferir se está de acordo com o previsto no contrato;
  • Horas extras e adicionais: revise os lançamentos de horas extras, adicional noturno, comissões, gratificações, insalubridade e periculosidade, quando aplicável;
  • Faltas e afastamentos: identifique ocorrências no mês e confira se os descontos foram aplicados corretamente;
  • Descontos e reembolsos: cheque se adiantamentos, reembolsos e outros abatimentos estão corretamente lançados.

2 – Estar atento às admissões e desligamentos recentes

Sempre que alguém entra ou sai da empresa, é importante revisar se tudo foi calculado de acordo com o período trabalhado. Veja o que observar em cada caso:

  • Admissões: verifique se o salário, benefícios e encargos foram calculados proporcionalmente aos dias trabalhados no mês de entrada;
  • Desligamentos: é interessante revisar se as verbas rescisórias, como férias proporcionais, 13º salário proporcional, aviso prévio, saldo de salário e descontos previstos, foram incluídas corretamente.

Com esses cuidados, você pode evitar problemas trabalhistas futuros e ajustes posteriores no fechamento da folha.

Quer entender os principais tipos de desligamento e como fazer uma rescisão trabalhista sem riscos para o DP?

No artigo “Desligamento de funcionários: como conduzir de forma segura e eficiente.”, a gente explica tudo isso e ainda traz um passo a passo prático para conduzir o processo de forma correta.

3 – Revisar encargos e tributos

Antes de fechar a folha, revise os valores de INSS, FGTS e IRRF com cuidado. Conferir esses cálculos antes do envio ao eSocial ajuda a manter a empresa alinhada às exigências legais. 

Os encargos mais comuns são:

  • FGTS: corresponde a 8% do salário e deve ser depositado pelo empregador em uma conta vinculada ao trabalhador;
  • IRRF: varia conforme a faixa salarial, seguindo a tabela progressiva, e deve considerar deduções permitidas, como dependentes;
  • INSS: calculado conforme a faixa salarial, respeitando as alíquotas progressivas estabelecidas na tabela vigente.

4 – Validar benefícios e descontos consignados

Verifique se todos os benefícios e descontos consignados foram lançados corretamente, respeitando a legislação e o que foi acordado em contrato. 

Para isso observe:

 Vale-transporte: confira se o desconto aplicado está dentro do limite de até 6% do salário-base;

  • Vale-alimentação: valide o desconto (quando houver) de acordo com o percentual previsto em Convenção Coletiva ou contrato;
  • Convênios e outros benefícios: revise valores referentes a planos de saúde, odontológicos e demais benefícios concedidos pela empresa;
  • Descontos consignados: confirme se os valores de empréstimos ou outros descontos autorizados foram aplicados corretamente, conforme contrato firmado pelo trabalhador.

5 – Gerar relatórios e enviar arquivos para pagamento

Após conferir todos os lançamentos, gere os relatórios finais da folha de pagamento e valide os valores antes de enviar os arquivos ao banco. 

Certifique-se de que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações salariais e aos relatórios financeiros, preservando a privacidade dos trabalhadores. 

É importante também verificar se os arquivos estão no formato correto exigido pelo banco e se todas as informações estão atualizadas para evitar atrasos no processamento.

Ferramentas e práticas que ajudam a evitar erros no fechamento da folha

O uso de recursos tecnológicos e a adoção de algumas práticas podem fazer toda a diferença na sua rotina no Departamento Pessoal, principalmente em períodos de fechamento da folha de pagamento.

Sistemas de folha integrados ao eSocial e que contam com automação, tornam os cálculos mais rápidos e facilitam a comunicação com a plataforma do governo, reduzindo erros que poderiam passar despercebidos e otimizando o tempo da equipe.

Além disso, conferências com relatórios automáticos, alertas de irregularidades e checklists digitais ajudam a identificar inconsistências antes do envio final, diminuindo a chance de ter de refazer o trabalho. 

Digitações e conferências vão diminuindo quanto mais se usam automações eficientes em sistemas que os disponibilizem.

Manter um calendário de obrigações atualizado e revisar os processos periodicamente contribui para que o fechamento da folha seja menos sujeito a imprevistos.

E se você quer saber mais sobre como a automação pode simplificar e transformar a rotina do DP e do RH, não deixe de ler nosso artigo “Automação para Departamento Pessoal: como resolver problemas comuns.” e descubra os benefícios da automação para o DP e como ter um departamento pessoal mais ágil.

A importância de processos bem organizados para o DP

Fechar a folha de pagamento com atenção aos detalhes evita transtornos que podem impactar a rotina do DP. 

E quando esse processo está bem organizado, sobra mais tempo para analisar dados, identificar melhorias e planejar ações estratégicas para outras demandas do setor.

Keevo People acredita que o DP e o RH têm potencial para ir muito além das tarefas operacionais. Com o apoio certo, essas áreas podem se tornar mais estratégicas, eficientes e alinhadas com as necessidades reais das pessoas.

Por isso, estamos ao seu lado para compartilhar conhecimento e práticas que ajudam a tornar sua rotina mais leve e produtiva. Afinal, quando o DP e o RH funcionam bem, toda a empresa sente os resultados.

E, como gostamos de dizer, uma gestão eficiente gera gente contente.

Quer dar o próximo passo? Explore mais conteúdos no nosso blog e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas do universo de DP e RH. 

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