Inovar é, muitas vezes, confundido com algo inalcançável ou impossível. Na realidade, a inovação está mais acessível do que se imagina, podendo ser incorporada em diversas áreas de atuação e porte empresarial.
A capacidade de implementar mudanças inovadoras reflete-se nas práticas de negócios, em um produto ou serviço, na criação de ambientes de trabalho mais dinâmicos e na construção de relações mais sólidas entre as empresas e seu público-alvo.
Entretanto, para se ter ideias inovadoras é necessário acompanhar o mercado de forma constante, assim as novidades serão condizentes com o que o público atual precisa.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para entender os conceitos de inovação!
A evolução da inovação nos últimos vinte e cinco anos
A inovação tem sido impulsionadora para a criação de indústrias e economias em todo o mundo há muito tempo. Os avanços tecnológicos e as mudanças na dinâmica do mercado contribuíram muito para a inovação, principalmente nos últimos 25 anos.
O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos e as transformações na dinâmica do mercado têm sido catalisadores significativos para a inovação neste período.
A exemplo disso, está o uso das plataformas de mídias sociais: pensando no cenário atual, elas podem ser consideradas nossas principais fontes de interações, além de uma revolução nos métodos de marketing.
O ambiente empresarial não está fora dessa evolução. Muitas empresas redefiniram os modelos de negócios se concentrando em avanços disruptivos para seus ambientes.
Por exemplo, a evolução dos smartphones modificou a forma como as pessoas se comunicam e acessam os diversos recursos digitais, assim como o crescimento do comércio eletrônico, como a Amazon, que alterou o cenário de compras, entregas e estratégias de venda.
Esses exemplos demonstram como a inovação não é apenas uma tendência momentânea, mas uma estratégia essencial para a evolução e sobrevivência das organizações diante das demandas do mundo contemporâneo.
Como definir inovação?
Na busca pela compreensão da inovação, surge a pergunta: o que realmente significa inovar?
O renomado Manual de Oslo, elaborado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é referência global ao padronizar e organizar conceitos, metodologias e indicadores relacionados à inovação. Segundo o manual, inovação é a implementação de algo que ainda não foi feito e que traz impactos positivos.
Vale salientar que você inova no seu negócio quando implementa algo novo na realidade da sua empresa e não necessariamente novo para o mundo inteiro. Isso faz com que as possibilidades sejam mais amplas, visto que assim é possível inserir inovações a partir de estudos e pesquisas de outros negócios.
O Manual de Oslo divide a inovação em 4 tipos: processos, produtos, organização e marketing. Vamos entender as diferenças entre eles?
Quais são os tipos de inovações?
Existem quatro tipos de inovação segundo o Manual. Entenda como cada uma delas funciona para ficar alinhado e aplicar em sua realidade!
Inovações de processos
São otimizações feitas a partir do uso de novas técnicas, processos ou sistemas tecnológicos, garantindo dinamismo, desempenho, otimização de tempo e produtividade.
A exemplo, inteligências artificiais (IA) criadas para interação automatizada e instantânea podem ser uma ferramenta inovadora.
Processos que exigem grande quantidade de detalhes podem ser feitos a partir de diversas IAs disponíveis, assim, etapas que costumavam demandar horas podem ser resolvidas em pouco tempo.
Porém, é importante se atentar que a Inteligência Artificial é um recurso, e não um substituto operacional.
Inovações de produtos
A inovação de produtos envolve a criação e a introdução de novos produtos ou a melhora significativa dos que já existem no mercado.
Um exemplo notável de inovação de produtos pode ser observado com o lançamento do iPhone pela Apple, em 2007.
O iPhone revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e se divertem, combinando telefone, reprodutor de música, navegador da web e muitos outros recursos em um único dispositivo.
Esse exemplo mostra como a inovação dos produtos pode criar novos mercados e transformar completamente as indústrias existentes.
Portanto, o investimento em estratégias de inovação de produtos funciona para atender continuamente às crescentes demandas e expectativas dos consumidores.
Inovação organizacional
Refere-se à implantação de novos métodos organizacionais que refletem na experiência de funcionários, mudanças no ambiente de trabalho e na cultura empresarial.
Um exemplo de inovação organizacional são os bancos digitais, que eliminaram a burocracia e reduziram os custos, pois não possuem agências físicas.
Com programas de desenvolvimento de carreira, qualidade do ambiente de trabalho e bem-estar de seus colaboradores, simplificaram processos e trouxeram facilidade para os clientes.
Inovação de marketing
Abrange a reinvenção de métodos estabelecidos, seja por meio de mudanças na concepção do produto, na embalagem, no formato, no posicionamento, na promoção, no envolvimento do público-alvo ou na estratégia de preços.
Um exemplo claro dessa abordagem é a estratégia da Airbnb de transformar espaços comuns e criar experiências diferenciadas para o usuário.
Ao criar uma plataforma que facilita o aluguel de casas em qualquer parte do mundo e proporciona experiências autênticas, a empresa redefiniu completamente a maneira como as pessoas viajam e se hospedam.
Isso demonstra que a inovação em marketing vai além das fronteiras convencionais, tornando-se um fator essencial para conquistar novos clientes e aproveitar as oportunidades que a tecnologia pode nos proporcionar.
Importância de conhecer os tipos de inovação
Os quatro tipos de inovações são um norte para o empreendedor alcançar melhor desempenho no mercado atual. Implementar essas melhorias pode ser desafiador e entender os tipos de inovação é o primeiro passo para a mudança que o ajudará a identificar e resolver gargalos que estão atrasando a evolução do seu negócio.
Com a tecnologia em constante evolução, inovar é essencial para se manter competitivo no mercado atual.
Além disso, também é preciso considerar as expectativas dos clientes que mudam constantemente, assim como as demandas do mercado.
Um dos maiores desafios para inovar reside na capacidade de aceitar o novo e superar as resistências em direção a uma realidade diferente.
Por isso, um empreendedor que está sempre em busca de novas ideias, explora diferentes abordagens, sabe os objetivos do seu negócio e encara os desafios do dia a dia se destaca dos seus concorrentes.
Achou o conteúdo interessante? Leia também o post sobre Educação Continuada e acompanhe nosso blog para ficar por dentro de diversos assuntos!
Visite também nossas redes sociais!