5 dicas para conquistar mais clientes para seu escritório contábil

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escrito por
Rodrigo Sampaio

Em um cenário contábil dinâmico e competitivo, a simples confiança no “boca a boca” não é mais suficiente. 

Pequenos e médios contadores enfrentam o desafio de se diferenciar da concorrência e atrair novos clientes para seu escritório contábil, visando o crescimento do seu negócio.

Com estratégias simples é possível superar esses desafios e conquistar seu espaço no mercado.

A seguir, apresentaremos dicas para conquistar mais clientes para seu escritório contábil e alcançar resultados melhores. Confira!

Expansão da base de clientes

Desvendar o potencial de crescimento do seu escritório contábil exige uma abordagem abrangente e estratégica.

A conquista de novos clientes é importante para o sucesso e crescimento contínuo de pequenos e médios escritórios de contabilidade. Aqui estão algumas razões:

  • Novos clientes são essenciais para a receita do escritório, compensando a perda de clientes existentes e assegurando sua sustentabilidade financeira;
  • Conquistar novos clientes diversifica o portfólio, atrai diferentes tipos de clientes e mantém a competitividade;
  • Clientes satisfeitos tornam-se embaixadores, solidificando a reputação do escritório e atraindo novas oportunidades de negócios. Depender apenas de clientes atuais é arriscado. A aquisição de novos clientes diversifica e diminui a dependência;
  • O feedback dos novos clientes impulsiona a inovação nos processos e eleva a qualidade dos serviços, introduzindo novas perspectivas; e
  • A constante aquisição de novos clientes para seu escritório indica crescimento. Escritórios que conquistam clientes regularmente têm melhores chances de expandir. A aquisição de clientes não é apenas uma meta, mas sim uma estratégia para um sucesso duradouro.


A seguir, separamos 05 dicas que podem ajudá-lo a
conquistar novos clientes para seu escritório contábil:

1- Conhecer seu público-alvo

Ao compreender o perfil do seu público e suas necessidades específicas, você pode oferecer soluções personalizadas. Por exemplo, consultoria financeira, planejamento tributário ou serviços de contabilidade gerencial.

Além disso, mostrar que você está em constante aprendizado e atualização, destacando especialidades em áreas específicas, pode atrair clientes em busca de expertise além do básico. Para isso, você pode estabelecer uma rotina de educação continuada e manter-se atualizado com as tendências do mercado.

Ao conhecer seu público, você não apenas demonstra cuidado com seus clientes, mas também constrói uma relação de confiança. Isso pode levar a uma maior satisfação e lealdade, o que, consequentemente, resulta em um crescimento sustentável e uma reputação sólida no mercado.

Além disso, um possível caminho é escolher um perfil específico de público-alvo e, para fazer essa escolha de público, conhecer as necessidades e particularidades é fundamental.

2- Qualidade de atendimento

Aprimorar a qualidade do atendimento ajuda a cultivar a fidelidade dos clientes no segmento contábil.

Oferecer um atendimento de excelência não só contribui para reter os clientes existentes, mas também atrai novos por meio de recomendações positivas e indicações, ampliando a base de clientes do seu escritório contábil.

Um serviço bem prestado ao cliente, não só resolve dúvidas e problemas de forma eficiente, como também facilita na criação de uma experiência positiva que pode diferenciar seu escritório em um mercado competitivo. 

É válido ressaltar que investir em treinamento da equipe e em tecnologias para suporte ao cliente não apenas melhora a eficiência operacional, como também se apresentam como estratégias para melhorar a qualidade do atendimento. 

Leia também: O relógio como aliado: como otimizar a gestão de tempo no escritório contábil

3- Marketing de Conteúdo Contábil

Apesar do Código de Ética Profissional do Contador vedar determinadas ações ao realizar o marketing contábil, o marketing de conteúdo é uma opção interessante para promover seu negócio, especialmente por meio do marketing digital.

Ao investir em marketing digital, que são estratégias voltadas para a divulgação de serviços e/ou produtos utilizando meios digitais – como redes sociais, websites, e-mails, entre outros -, é possível alcançar uma audiência mais ampla com investimentos acessíveis. 

Outra ação que é capaz de gerar bons resultados para o seu escritório contábil é ter um site profissional e perfis em redes sociais, pois ambos permitem que futuros clientes encontrem seu negócio e geram engajamento com os clientes atuais.

Existem diversos aplicativos e ferramentas gratuitas que auxiliam na elaboração de conteúdos de qualidade. Pensando nisso, selecionamos algumas sugestões de ferramentas disponíveis no mercado para iniciar seu marketing digital, são elas:

  • WordPress: para criação de sites;
  • Canva: para criação de material para postar em suas redes sociais;
  • Mailchimp: para campanhas de e-mail marketing;
  • Trello: para organização do calendário de postagens; e
  • Capcut: para edição de vídeos.


Salientamos que estas são indicações; existem outras plataformas disponíveis no mercado que podem se adequar melhor a sua realidade!

Por fim, outra dica que pode contribuir, é produzir conteúdos que respondam às perguntas frequentes dos clientes e realizar webinars para esclarecer dúvidas comuns, utilizando plataformas como o YouTube. São práticas que não apenas ampliam o alcance do negócio, mas também fortalecem a comunicação direta com potenciais clientes para o seu escritório contábil.

Método AIDA

Dica extra! Você já conhece a metodologia AIDA (acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação)? 

A AIDA, atribuída ao americano E. St. Elmo Lewis, um dos primeiros especialistas em Publicidade e Propaganda, é uma das teorias mais propagadas no marketing digital para explicar o comportamento do consumidor até chegar à conversão da venda:

4- Networking para criar oportunidades

O Networking é fundamental atualmente. Participar de eventos do setor, conferências e workshops não apenas amplia a visibilidade, mas também possibilita a criação de conexões valiosas que ajudam em recomendações e novas oportunidades de negócios.

5- Criar campanhas de indicação de clientes

Por fim, solicitar feedback dos clientes e agir com base nesse retorno pode contribuir para melhorar continuamente os serviços oferecidos e fortalecer o relacionamento com o cliente.

Não subestime o poder das indicações! Incentive seus clientes satisfeitos a recomendarem seus serviços. Para isso, uma ação que favorece a recomendação é oferecer incentivos para indicações bem-sucedidas, como descontos ou serviços adicionais gratuitos.

Aumentando a carteira de clientes

Finalmente, ao combinar todas as diferentes estratégias, seu escritório contábil terá mais chances de aumentar a base de clientes e fortalecer a posição no mercado. Essas dicas, aliadas à consistência e dedicação, são essenciais para o sucesso ao atrair e reter clientes para contadores de pequeno e médio porte. 

Para mais conteúdos, continue acompanhando o nosso blog, soluções e as redes sociais para se manter sempre atualizado sobre o mundo empresarial e contábil! 

Aproveite para conferir: O que é inovação?

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